• Carlos Chaer

Mude seus Hábitos, Torne-se Mais Produtivo.

Atualizado: 11 de jun. de 2018

“Quando você perde um momento, você o matou, gastando

uma oportunidade irrecuperável. Mas, quando você usa esse

momento adequadamente, o preenchendo de propósito e

produtividade, ele viverá para sempre. ”

Menachem Mendel Schneerson.


CARLOS CHAER





A produtividade é a relação entre o que produzimos e quanto produzimos em um determinado período de tempo.

Quando falamos em aumento da produtividade de uma nação, estamos abordando um tema de alta complexidade e que requer um amplo debate. Temas como educação, tecnologia e inovação devem ser amplamente discutidos, e aumentar a produtividade desses setores no Brasil nos próximos anos será o grande desafio de nossos governantes. Em contrapartida, desenvolver novos e bons hábitos para nos tornarmos mais produtivos e, nossas vidas compete apenas a nós mesmos.

Alguns de nossos hábitos, porém, são “herdados” socialmente - como quando fazemos algo porque sempre fizemos daquela maneira, mesmo sabendo que hoje já não se pensa mais assim, e esta forma de agir não é a mais indicada. A importância de estarmos constantemente nos atualizando e desenvolvendo nossas habilidades tecnológicas, por exemplo, são indiscutíveis para o aumento de nossa produtividade pessoal e profissional. Entretanto, antes de sairmos desenvolvendo novos hábitos, precisamos refletir sobre o conceito de "importante" e "urgente".

O fato de estar ocupado o tempo todo não significa que você esteja produzindo algo com eficácia, muito menos que o que você está fazendo seja realmente importante. A urgência nos proporciona um falso senso de importância, e muitas pessoas tendem a acreditar que a tarefa é importante só pelo fato de que ela é urgente.

As coisas URGENTES, não precisam de tempo, elas tem que ser resolvidas agora, imediatamente. Já as coisas IMPORTANTES necessitam de tempo, critérios e qualidade.

A produtividade burra é quando a pessoa está sempre ocupada, mas, no final das contas, nada do que ela faz rende frutos concretos, duradouros.

Sugiro como próximo passo para aumentarmos nossa produtividade, a meditação - ou ao menos um exercício de respiração, duas vezes ao dia (estudos comprovam que empresas que investem no bem-estar de seus funcionários, através de algumas práticas laborais, chegam a obter até 40% mais de produtividade diária!).

Outros hábitos importantes como: boa alimentação e exercícios físicos devem ser desenvolvidos, mas um grande aliado da produtividade é, sem dúvida alguma, sua noite de sono. Pratique a “Higiene do Sono”, crie uma rotina na hora de ir para a cama. Procure não assistir televisão ou usar seu celular nas duas horas que antecedem sua hora de dormir - prefira uma leitura ou outra atividade relaxante. De preferência, acorde sempre no mesmo horário, evite o álcool e o café antes de dormir, além de atividades estimulantes, como exercícios físicos.

Se você quer se tornar mais produtivo, organize-se e use melhor o seu tempo, afinal, tempo perdido é tempo irrecuperável. A arte de gerenciar o tempo é uma habilidade essencial para você conseguir mais produtividade em sua vida. A administração do tempo é mais do que controlar as horas, é o gerenciamento de nós mesmos, de como dispomos do tempo. É a arte de programar e orçar o próprio tempo com o propósito de nos tornarmos mais eficazes e produtivo.

A resposta definitiva está na “priorização” de suas tarefas e no tempo aplicado a elas. Você não precisa trabalhar por mais tempo e nem mais rápido para usar melhor o seu tempo. Você só precisa trabalhar com mais inteligência e aprender a aplicar mais tempo nas coisas certas.

Carlos Chaer é educador e palestrante, há mais de 10 anos ministra palestra e treinamentos em diferentes segmentos do mercado e é reconhecido por seu dinamismo e capacidade de transmitir seus conhecimentos com muita propriedade e humor, criando empatia instantânea com participantes de qualquer faixa etária. Professor de Pós-Graduação na Universidade Estácio de Sá e Coautor dos livros – Ser Mais em Coaching e Ser Mais Vendas.


Contatos através do e-mail

atendimento@focuspalestras.com.br visite: www.focuspalestras.com.br