Aspectos psico-sociais

Através de uma reflexão sobre o papel que o trabalho representa na vida dos participantes, são discutidas as mudanças, áreas de impacto, fatores de estresse, aspectos críticos e estratégias recomendadas para um processo de aposentadoria ou pós-carreira bem-sucedido. Entendendo os desafios inerentes ao processo - seus riscos e oportunidades – fica mais fácil se preparar para lidar com eles de forma produtiva e eficaz.

Realização pessoal e profissional

Pode ser difícil de acreditar, mas existe vida além do trabalho. O objetivo deste módulo é mostrar ao participante que a gratificação e a realização pessoal, que até então eram proporcionadas pelo trabalho, também podem ser encontradas em outros tipos de atividades, remuneradas ou não. O processo tem início com uma reflexão sobre como o participante gostaria de usar a nova estrutura de tempo que terá a seu dispor quando parar de trabalhar. Na sequência, ele irá resgatar seus recursos pessoais e, a partir desses recursos, explorar uma lista de possibilidades futuras de realização pessoal e profissional.

Qualidade de vida na aposentadoria

O conceito antigo de envelhecimento, associado a limitações e doenças, está sendo substituído pelo conceito de envelhecimento saudável, no qual as pessoas se mantêm fisicamente saudáveis, mentalmente ativas e socialmente engajadas. A ênfase dessas discussões está no papel ativo que o participante exerce na escolha de seu estilo de vida e, em consequência, no nível de saúde e bem estar que esse equilíbrio pessoal irá proporcionar independente da idade.

Please reload

Planejamento Financeiro

Embora entenda a importância de se planejar financeiramente para acumular e administrar os recursos necessários à manutenção do estilo de vida desejado durante esta fase da vida, a maioria das pessoas encontra dificuldades em lidar com suas finanças pessoais. O programa oferece um conjunto de ferramentas de controle e de simulações para ajudar o participante a entender os vários aspectos do planejamento financeiro, aprender a administrar seus recursos e adotar estratégias eficazes para atingir suas metas financeiras de curto, médio e longo prazos.

Relacionamentos sociais e afetivos

As pessoas tendem a subestimar a importância de se manterem socialmente engajadas ao longo do tempo. E, no entanto, estudos demonstram a importância desse aspecto para a longevidade e qualidade de vida. Este módulo ajuda o participante a refletir sobre o espaço ocupado pelos relacionamentos sociais e afetivos em sua vida e discute estratégias viáveis para resgatar relacionamentos negligenciados ou criar novos círculos sociais.

Propósito & Legado

À medida em que o tempo passa, em que vamos percebendo as mudanças físicas e psicológicas, com mais experiência e a percepção de perdas e ganhos ao longo da vida, é inevitável começarmos a nos questionar sobre a condição humana. É natural começarmos a refletir sobre o sentido da vida e nosso impacto sobre o mundo que nos cerca. Descobrir nosso propósito de vida e o que queremos deixar como legado para as pessoas ao nosso redor, desenvolve e fortalece nosso lado espiritual. Muita gente confunde espiritualidade com religiosidade, mas elas são coisas diferentes e a ciência vem descobrindo que buscar o bem-estar espiritual e emocional, independente de ser ou não religioso, impacta positivamente nossa saúde física e mental e traz gratificação e paz de espírito.

Please reload

Rosa Maria
Paulino

Com larga experiência na gestão de Recursos Humanos, tem se dedicado a promover uma nova maneira de se pensar o período pós-carreira ou aposentadoria.

 

Seus programas colocam ao alcance dos participantes os recursos necessários para olhar o futuro sob uma nova perspectiva, com suas próprias possibilidades de sucesso e realização pessoal e profissional.